segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Conhecendo o Blog

Este blog é fruto de um estudo em que estamos fazendo sobre atletismo e sua importância como parte integrante nas aulas de Educação Física. A idéia desse blog é que possamos compartilhar o que estudamos sobre atletismo e a ausência da aplicação do seu ensino na escola. Nós somos Antonio Júnior Araújo Magalhães (Magal), Antonio Viana Barbosa Júnior (Júnior) e Wallace Araújo Martins (Wallace), acadêmicos do 7º semestre do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) da cidade de Sobral.

O Objetivo desse estudo não é defender o atletismo como único conteúdo importante na Educação Física Escolar, mais a busca pela democracia dos saberes e fazê-lo valer com peça integrante para a formação psiconeuromotora dos alunos. Porém, há por parte da maioria dos professores um descrédito em relação a esse conteúdo que não é muito valorizado por ser um esporte individual, assim, tendo a fama de esporte solitário. Todavia, cabe aos ministrantes das aulas se utilizarem de meios e artifícios, assim como, métodos didático-pedagógicos que tornem o ensino prazeroso e cativante. Portanto, é relevante o desempenho do docente em se utilizar dessa ferramenta para que estimule nos alunos o seu lado reflexivo, transformando num futuro cidadão crítico, para que possa desempenhar seu papel perante a sociedade a qual será inserido. Ainda assim, vem a explicar os benefícios que a modalidade traz a preparação para os esportes coletivos. Além disso, seu papel como instrumento de socialização, podendo mudar a realidade de um indivíduo, em que viveu em um ambiente sem muitas oportunidades, há uma vida regrada com costumes e disciplina que o levarão a uma ascensão mundial.



Para conhecer nossa universidade click aqui!



Nossa Universidade


Para conhecer nossa Universidade click Aqui!

Cidade onde foi postada o blog

Para obter maiores informações sobre Sobral click Aqui!

Magal

Eu sou Magalhães, policial militar, aluno do 7 º período do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral e estagiário da academia Bioforma, sou praticante de esportes coletivos como futsal, futebol, vôlei, handebol e também de esportes individuais como o atletismo e a natação. Gosto de estudar anatomia, fisiologia e nutrição.


Junior Viana

Meu nome é Antonio Viana Barbosa Jr., mais conhecido como Viana, sou brasileiro, divorciado mas apaixonado, sou servidor público estadual. Tenho nível superior incompleto. Nasci no dia 28 de março de 1971. Sou uma pessoa legal, que busca ser sincero, prestativo que gosta de fazer novas amizades. Não gosto de oportunismo, exploração, indiferença, violência e principalmente de mentiras. Tenho sempre um ombro amigo para escutar e aconselhar nos bons e principalmente nos momentos mais difíceis.

Wallace


Wallace Araujo Martins
Academico do 7° periodo da univercidade estadual vale do acaraú-ueva
Atuando com trabalho de instução em academias de musculação, (Bio forma e Vamus Malhar)
estagiario do projeto segundo tempo da secretaria de esportes de sobral,
onde resido desde 2005, pretendendo seguir carreira de docete univercitário.
Precisando de um trabalho personalizado em musculação entrar em contato.
88-9922 1863 ou e-mail wallace.am@hotmail.com

Pois, seu sucesso é meu sucesso!!!

Você sabia que...


A maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou a sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, no ano 490 antes de Cristo.

A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original, e seu vencedor foi Spiridon Louis com o tempo de 02:58:50h, fazendo a média de 4min28sec por quilómetro.

Em 1908 nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso da maratona sofreu uma alteração. Para que a família real britânica pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor, o comité organizador aferiu a distância total em 42.195 metros, que continua até hoje.

A maratona se firma cada vez mais como um acontecimento desportivo das grandes cidades. Além de ser a prova clássica dos Jogos Olímpicos, ela fixou o seu templo sagrado na cidade de Nova York, onde a partir de 1970, ela pára o trânsito e leva milhares de pessoas às ruas, que vibram pelos "desafiantes".

Actualmente, o recorde mundial pertence ao marroquino naturalizado americano, Khalid Khannouchi de 30 anos, que no dia 14 de Abril de 2002, em Londres, estabeleceu o tempo de 02:05:38 h, média de 2min57sec por quilómetro (01:02:42 h nos 21 km iniciais).

O primeiro resultado oficial de uma mulher a correr uma maratona pertence a inglesa Violet Piercy, com o tempo de 03:40:22 h, no ano de 1926.

A estreia das mulheres nos Jogos Olímpicos ocorreu no ano de 1984, em Los Angeles, onde a vitoriosa foi a americana Joan Benoit Samuelson com o tempo de 02:24h. Duas semanas antes, a atleta havia se submetido a uma artroscopia ao joelho e neste mesmo período, realizou treinos em piscina (sem impacto) somente pisando o asfalto no dia da competição.

Em 30 de Setembro de 2001, na Maratona de Berlim, a japonesa Naoko Takahashi venceu a prova com novo recorde mundial, em 02:19:46h (feliz por ser a primeira mulher na história a quebrar a barreira das 02:20 h), mas que durou apenas uma semana.

A incrível façanha foi superada pela queniana Catherine Ndereba, de 29 anos, que no dia 7 de Outubro na Maratona de Chicago, cravou o cronómetro em 02:18:47h (com parciais de 01:10:15h nos primeiros 21 quilómetros e 01:08:32h nos 21 quilómetros finais).

Até ao momento, o melhor resultado pertence à inglesa Paula Radcliffe de 29 anos, atleta do ano nomeada pela IAAF - Federação Internacional de Atletismo em 2002, com 2 horas 17 minutos e 18 segundos, resultado estabelecido em Chicago no dia 13 de Outubro do ano passado.

VOCÊ É O VISITANTE Nº

Dica de Filme - Assista é muito bom!

Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, Inglaterra, 1981, Hugh Hudson): Na Inglaterra dos anos vinte, dois rapazes treinam para disputar as provas de atletismo das Olimpíadas. Dois estudantes lutam por razões diferentes pelo título de homem mais veloz do mundo. Oscar de melhor filme, roteiro, música e figurino. A canção-tema é do Vangelis, e com certeza você deve ter escutado na abertura de alguma olimpíada de colégio, ou mesmo em alguma reportagem sobre atletismo na televisão. Provavelmente o filme mais clássico sobre corridas.